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Como a LGPD influencia o atendimento das empresas
A LGPD é a Lei Geral de Proteção de Dados. Sancionada em 2018, está em vigor no Brasil desde dezembro de 2020, e tem como objetivo a proteção dos direitos fundamentais de liberdade e de privacidade, assim como o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
Mas você sabe como a LGPD influencia o atendimento das empresas?
Neste conteúdo, separamos informações essenciais para que você fique por dentro de todas as adequações desta lei e faça bom uso dela no atendimento do seu negócio.
1. O que é e o que você precisa saber sobre ela
A Lei Geral de Proteção de Dados foi sancionada e entrou em vigor para garantir que qualquer pessoa física tenha o direito de acessar, mudar e proteger seus dados pessoais.
Ela aumenta ainda a privacidade e proteção dos dados pessoais dos usuários, define o poder das entidades regulamentadoras para realizar a fiscalização das organizações e estabelece regras para a coleta, armazenagem e compartilhamento de dados pessoais de terceiros.
Leis implementadas para a proteção de dados dos usuários passaram a ser necessárias com o número cada vez maior de pessoas conectadas às redes. Elas dão apoio titular dos dados, para que haja transparência nas relações comerciais e de políticas públicas das empresas.
Com a implementação da lei, empresas de pequeno, médio e grande porte, privadas ou públicas, devem estar de acordo com a legislação para coleta de dados de qualquer pessoa física ligada a ela. Sejam colaboradores, sejam clientes ou fornecedores. A Autoridade Nacional de Proteção de Dados é o órgão regulatório da LGPD.
Estando em vigor, é necessário que as empresas se adequem aos fatores previstos na lei, pois eles conversam diretamente com as relações comerciais da organização.
Os dados pessoais coletados mediante autorização devem ser protegidos pela empresa, e não pelo usuário titular. No momento da coleta, o titular deve ser informado também para qual finalidade seus dados serão utilizados.
A lei elevou o nível de privacidade e proteção de dados, o que garante um ambiente operacional mais seguro e competitivo. Ela aumenta ainda a confiança do próprio usuário em fornecer seus dados, pois assegura a ele que estarão bem protegidos e que será amparado caso isso não aconteça.
2. Dados que fazem parte da LGPD, direitos do usuário e implementação
Precisarão estar de acordo com a LGPD todas as empresas, independente de seu porte, que realizam coletas de dados, estando sujeitas à penalização por multas.
Estão previstos na lei os direitos do titular dos dados, entre eles, a confirmação e acesso, onde o titular poderá solicitar informações e acesso sobre a origem dos dados, registros e seu aceite para sua utilização. Nenhuma empresa poderá coletar dados sensíveis sem consentimento prévio do usuário.
Outros direitos do titular são a correção, alteração ou exclusão dos seus dados de bancos de dados, e a portabilidade dos seus dados para outras empresas. O titular pode ainda solicitar informações e explicações sobre todos os algoritmos que interagem com seus dados.
Além dos dados que identificam seu titular, como RG e CPF, também estão sob proteção da LGPD os dados identificáveis que permitam chegar às informações mais sensíveis.
Como falamos anteriormente, a implementação da Lei nas empresas conversa diretamente com as relações comerciais do seu negócio. As formas de prospecção de clientes também precisam estar de acordo com as diretrizes previstas na LGPD.
Mas calma, a implementação dessa Lei trará benefícios à qualidade de leads captados pelo seu atendimento, e suas ações irão atingir diretamente potenciais clientes. Esse fator influenciará no número de vendas do seu produto, tornando-as mais assertivas.
3. Softwares de gestão de atendimento e adequação à LGPD
Softwares de gestão de atendimentos passaram a ser utilizados nos últimos tempos pela eficiência e praticidade que entregam no atendimento das necessidades dos seus clientes.
Por exemplo, o Opa! Suite, membro da família IXC Soft, é uma plataforma de atendimento omnichannel inteligente e flexível. Ele unifica todos os canais de atendimento em um só lugar para que você possa acompanhar os status de atendimento em tempo real.
Através do Opa! é possível monitorar e interagir com todos os chamados, o que torna as decisões que precisam ser tomadas para a melhor experiência do usuário mais rápidas e dinâmicas.
O atendimento é um dos fatores mais importantes da sua empresa. Ele determina a forma como o consumidor irá ver e se conectar com o seu negócio, e é responsável pelo início de um processo assertivo e eficiente, pois é nessa etapa que os clientes são direcionados para os profissionais responsáveis por resolver seus problemas.
Os dados coletados pelo Opa! também precisam estar adequados à Lei Geral de Proteção de Dados. O gerenciador entrega diversas vantagens no processo de atendimento dos seus usuários, e precisa estar de acordo com as diretrizes da LGDP.
Essa manutenção deve ser feita pela empresa que utiliza o software, pois as informações armazenadas são de responsabilidade da organização que as solicitou.
Softwares como o Opa! facilitarão a regulamentação dos dados dos usuários de acordo com a Lei, pois o atendimento através dele é simplificado e ágil, possibilitando o gerenciamento de relatórios, além de permitir o acesso ao histórico de atendimentos.
Dessa forma, atualizar as informações que constam no banco de dados da sua empresa para respeitar as diretrizes previstas em lei será um processo mais tranquilo e organizado.
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